PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES – XV ENELAL
PAINÉIS – 21/04 (15h – 17h)
LOCAL: Pátio da Faculdade de Letras;
- · Os proponentes devem verificar na lista de trabalhos aprovados, divulgada no site do ENEL, o número de seu trabalho e identificar o local a ser apresentado;
- · Proponentes que tenham outros trabalhos no mesmo horário (oficina, comunicação ou minicurso) devem informar a um representante da Comissão Acadêmica ou pelo email qual foi inscrito o trabalho, para que seja realizada a troca de horários para apresentação de um dos trabalhos;
- · Demais casos devem ser levados a Comissão Acadêmica para análise.
COMUNICAÇÃO
LOCAL
|
TÍTULO DO TRABALHO
|
PROPONENTE (S)
|
SALA 2 – FACULDADE DE LETRAS
|
A CRÍTICA-FICÇÃO EM CAPITU: MEMÓRIAS PÓSTUMAS
|
Rosângela Aparecida Cardoso (UFG)
|
O CAMINHO PELA PSIQUE DO HOMEM EM MACHADO DE ASSIS
|
Maisa Sousa Silva (UEG)
José Elias Pinheiro Neto (UEG)
| |
A AUDÁCIA DESTE HOMEM: AS LEITURAS FICCIONAIS DE DOM CASMURRO
|
Daniel Baz dos Santos (FURG)
| |
“AÍ VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS”: NOSTALGHÍA E REMINISCÊNCIA EM DOM
CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, ECAPITU, DE LUIZ FERNANDO CARVALHO
|
Lara Luiza Spagnol Oliveira (UFMG)
| |
O DEFUNTO – AUTOR EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
|
Ludquellen Braga Dias (UFBA)
Luana Lise Carmo da Solidade (UFBA)
| |
AS FORMAS EMBRIONÁRIAS DE O GUARANI E IRACEMA EM AS “CARTAS SOBRE A
CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS” E A IMPORTÂNCIA DESTAS NA FORMAÇÃO DE NOSSA
NACIONALIDADE LITERÁRIA
|
Sandra Mara Alves da Silva (UFC)
| |
LITERATURA E GEOGRAFIA: TRANSDICIPLINARIDADE ENTRE ARTE E CIÊNCIA NO ESTUDO DE
MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO
|
José Elias Pinheiro Neto (UEG)
| |
MULHERES E A NARRATIVA ESPANHOLA CONTEMPORÂNEA
|
Daniel Carlos Santos da Silva (UFPR)
| |
REPRESENTAÇÕES DE IEMANJÁ EMMAR MORTO : O DESEJO PELA FIGURA MATERNA E DA
MULHER
|
Fernando Bernadelli dos Santos (UFU)
| |
EVA, LUÍZA E ELAS - OS DESEJOS FEMININOS REPRIMIDOS E A MALDADE
|
Larisse Carvalho de Oliveira (UFC)
| |
SALA 3 – FACULDADE DE LETRAS
|
HOLOCAUSTO CANIBAL – CONDICIONAMENTO CULTURAL DA CONCEPÇÃO DE VIOLENCIA
GRATUITA NA AVALIAÇÃO DE PRODUÇÕES MIDIÁTICAS
|
Vanessa Oliveira de Jesus (UFBA)
|
A NEGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DOS PERSONAGENS EM LORD OF THE FLIES PARA
ENFRENTAR A REALIDADE
|
Dieyson Costa (UFC)
| |
A CIDADE ENQUANTO ESPAÇO SÍGNICO: ESTUDO DE CASO EM SILENT HILL
|
Bruno Oliveira Tardin – (UFV)
| |
O INTERTEXTO RELIGIOSO EM LAVOURA ARCAICA: AS RELAÇÕES HÍBRIDAS ENTRE
CRISTIANISMO E ISLAMISMO
|
Cristiane Fernandes da Silva (UFG)
| |
A LITERATURA DOS ROMANCES-FOLHETINS COMO RIQUEZAS NABELLE-ÉPOQUE DE BELÉM DO
PARÁ
|
Maina Salén Correia Pereira (UFPA)
Diogo Luan Uchôa da Luz (UFPA)
| |
A MORFOLOGIA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS
|
Maitana Tavares (FURG)
Twyne Ramos (FURG)
| |
AS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DE ILHÉUS NA OBRA GABRIELA, CRAVO E CANELA DE
JORGE AMADO
|
Flávia Dantas Rodrigues (UESC)
| |
REVOLUÇÃO E IDENTIDADE EM LA BAIE D'ALGER, DE LOUIS GARDEL
|
Jorge Luiz Laurênço de Oliveira (UFPA)
| |
SALA 4 – FACULDADE DE LETRAS
|
O SIMULACRO E O GÊNERO REPORTAGEM NO VESTIBULAR
|
Gislane Kátia Tessarolo (UFG)
|
O DESEMPENHO DE UM ETIQUETADOR MORFOSSINTÁTICO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DAS
CINCO REGIÕES DO BRASIL
|
André Chaves Santiago (UFC)
Roberto Lopes da Silva Filho (UFC)
| |
CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE MATÉRIAS DOS
JORNAIS ‘O LIBERAL’ E ‘DIÁRIO DO PARÁ’
|
Kleiton Luiz Nascimento Reis (UFPA)
| |
LEITURAS INTERDISCIPLINARES: UMA PRÁTICA PARA SUBSIDIAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DE
LITERATURA NO CURSO DE LETRAS
|
Wesley Lima Santos (UFV)
| |
SANGUE SEM DONO E HISTÓRIAS HÍBRIDAS DE UMA SENHORA DE RESPEITO: DA AUTOFICÇÃO
À AUTOBIOGRAFIA DE CARMEN DA SILVA
|
Alexandre Pinto da Silva (FURG)
| |
FENÔMENOS SEMÂNTICOS DAS TIRAS DE MAFALDA: OS PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER
|
Jéssika Aline de Lima Paulino (UEPB)
Mayara Barreto Arruda (UEPB)
| |
SALA 5 - FACULDADE DE LETRAS
|
BEST-SELLER: ABORDAGENS DA LITERATURA DE MASSA EM SALAS DE AULA
|
Renato de Oliveira Dering (UFV)
|
LENDO O LEITOR: RELAÇÕES DE LEITURA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
|
Mario Fausto de Oliveira Neto (UFBA)
| |
NOVOS MÉTODOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTEÚDO VERSUS DINAMIZAÇÃO EM SALA
DE AULA
|
Francisco César Costa Lins (UEPB)
Robson Silva Ribeiro (UEPB)
| |
AS QUESTÕES DE COMPREENSÃO/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NOS LDP: IMPLICAÇÕES PARA A
FORMAÇÃO DO LEITOR
|
Alexsandra Silva Ramos (UFPE)
| |
AS MARCAS DO CINEMA NA LITERATURA
|
Manoel da Lapa Fonseca da Silva (UNEB)
| |
O CINEMA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS
|
Alexsssandro Ribeiro Moura (UFG)
| |
NO LIMITE DO HIPERESTÍMULO: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O INDIVÍDUO PÓS-MODERNO NA
ERA DO 3D
|
Caroline Anielle S. B. Pires (UFG)
| |
OFICINAS DE LITERATURA EM SALA DE AULA: POR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA
|
Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU)
| |
SALA 6 - FACULDADE DE LETRAS
|
ENXERGANDO ALÉM DAS FRONTEIRAS DA VISÃO FISIOLÓGICA: OFICINAS DE FORMAÇÃO DE
LEDORES E LEITORES. AÇÕES DO PIBID/ CAPES-UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO
COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM
|
Daniela de Almeida Assunção (UFG)
Elizabeth Morena do Nascimento (UFG)
|
MACAPACARANA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E (SOCIO)LINGÜÍSTICA AO RECONHECIMENTO
DAS IDENTIDADES CULTURAIS DO POVO AMAPAENSE
|
Romário Duarte Sanches (IESAP / UNIFAP)
| |
A UNIDADE DE SENTIDO NAS SITUAÇÕES REAIS DE USO DA LÍNGUA
|
Robson Borges Rua (UFPA)
| |
A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE SURDOS E OUVINTES: LINGUAGEM ORAL X LINGUAGEM DE SINAIS
|
Adriane Maciel Moura (UFPA)
Ana Paula Almeida Barros (UFPA)
Juliana Almeida Barros (UFPA)
Roberta Gysane de Lima Pureza (UFPA)
| |
A TOPICALIZAÇÃO À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: CONCEITOS TEÓRICOS E
ANÁLISE EMPÍRICA
|
Jully Gabriely de Sousa Luz (UEPA)
Raimundo Silva Neto (UEPA)
| |
SOCIOSSEMIÓTICA DA DIALÉTICA ENTRE OUVINTES E SURDOS
|
José de Sousa Silva (UFG)
| |
SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS FATORES GÊNERO E ESCOLARIDADE EM ENTREVISTAS
SOCIOLINGUÍSTICAS
|
Clara Coelho Mangolin (UNICAMP)
| |
EMPRÉSTIMO POR TRANSLITERAÇÃO DA LETRA INICIAL EM LIBRAS
|
Kelly Francisca da Silva Brito (UFG)
Lucas Eduardo Marques Santos (UFG)
Aline Silva Moreira (UFG)
| |
A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO E SUAS FACETAS NO ENSINO
|
Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (UEPA)
| |
CONTRASTES FONOLÓGICOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA
NUMA PERSPECTIVA ANALÍTICA DE (IN)DEPENDÊNCIA NA ESTRUTURA LINGUÍSTICA
|
Camila Fernandes dos Santos (UFRB)
Judite Araújo dos Santos (UFRB)
Robevaldo Correia dos Santos (UFRB)
| |
SALA 7 – FACULDADE DE LETRAS
|
ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ENTRE HOMENS E
MULHERES
|
Inocêncio Pinto de Araújo Júnior (UFC)
Rafael Evaristo Faustino (UFC)
|
LINGUAGEM, COGNIÇÃO E SURDEZ: PRÁTICAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DE
CONCEITOS EM CRIANÇAS SURDAS
|
Renata Santana Silva (UFPA)
| |
ESTRUTURA SILÁBICA DA LÍNGUA KATUKINA (PÁNO)
|
Flávia Leonel Falchi (UFG)
| |
DICIONÁRIO DE TERMOS DA FAUNA DA COMUNIDADE INDÍGENA ARAWETÉ
|
Gabriel Pereira Rodrigues (UFPA)
| |
VARIAÇÃO LEXICAL DO VOCÁBULO HOMOSSEXUAL (MASCULINO) EM SÃO LUÍS –MA
|
Theciana Silva Silveira (UFMA)
Wallysson Rodrigo Silva dos Santos (UFMA)
| |
A TRADUÇÃO DO TU E DO VOUS: UMA ANÁLISE CONTRASTIVA SÓCIO-CULTURAL NO LIVRO LE
TESTAMENT DU PEUPLE DES ABRES
|
Everton da Silva Oliveira (UFPB)
Tainá Telles Cardoso (UFPB)
| |
EDIÇÃO DE CARTAS BAIANAS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: CONSTITUINDO CORPUS
PARA ESTUDO DA HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
|
Maiany Soares de Oliveira (UEFS)
| |
SISTEMA VOCÁLICO DO PORTUGUÊS FALADO BELÉM DO PARÁ: ANÁLISE EXPERIMENTAL
|
Ana Carolina Reis da Silva (UFPA)
Érica do Socorro Barbosa Reis (UFPA)
| |
LÍNGUA E CULTURA: A RELIGIOSIDADE EXPRESSA NO LÉXICO DAS NARRATIVAS DE
MORADORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)
|
Jozimar Luciovânio Bernardo (UFG)
| |
SALA 8 – FACULDADE DE LETRAS
|
A VARIAÇÃO DOS RÓTICOS EM POSIÇÃO DE CODA FINAL NO PORTUGUÊS DE ANGOLA
|
Thamíris Santana Coelho (UEFS)
|
O OBJETO NULO NO PORTUGUÊS DE ANGOLA
|
Jacilene da Silva Souza (UEFS)
| |
O USO DAS VARIANTES /ãw/ ~ /õw/ ~ /õ/ NA FALA DA COMUNIDADE DE REMANESCENTES
QUILOMBOLAS NO INTERIOR DO PARÁ
|
Lígia Pinheiro Negrão (UFPA)
| |
EXERCÍCIO DE PREENCHIMENTO DE LACUNAS: UM INSTRUMENTO PARA ANALISAR O
ABAIXAMENTO DAS VOGAIS ALTAS
|
Veronica Santos do Amaral (UFPEL)
| |
O ESTUDO DE REGISTROS E ESTILOS LINGUÍSTICOS NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
|
Rafael da Silva Queiroz (IFPA)
| |
CONTRIBUIÇÕS GERATIVISTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
Junia Lorenna da Silva (UnB)
| |
COMPLEMENTAÇÃO SENTENCIAL NO PORTUGUÊS MODERNO: ORAÇÕES FINITAS OU
INFINITIVAS?
|
Isabela Gennari de Souza (UnB)
| |
O EMPREGO DO SUFIXO ÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDÉIA DE POPULAR, EM SÃO LUÍS (MA)
|
Wallysson Rodrigo Silva dos Santos (UFMA)
Michelle Aranha Coelho dos Santos (UFMA)
| |
A INFLUÊNCIA DO ASPECTO VERBAL NA RESOLUÇÃO DE ANÁFORAS PRONOMINAIS NA LÍNGUA
PORTUGUESA
|
Vanessa Pinha (UFMG)
Mahayana Cristina Godoy (UNICAMP)
| |
SALA 9 – FACULDADE DE LETRAS
|
AGENTE DE LETRAMENTO: COMO SE FORMA NA UNIVERSIDADE? CONTRIBUIÇÕES DA
EXPERIÊNCIA COM O PIBID PARA A FORMAÇÃO DO AGENTE DE LETRAMENTO
|
Ailton Pereira Junior (UFSC)
Suziane Mossmann (UFSC)
|
ALFABETIZANDO CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE DE CARNAUBAL (MUNICÍPIO
DE HORIZONTE/CE)
|
Lucas Melgaço da Silva (UFC)
Ana PaulaVasconcelos de Oliveira Tahim (UFC)
| |
FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR
|
Francisco José Corrêa de Araújo (UFPA)
| |
O OUTRO ANTERIOR E OS SUJEITOS DO FUTURO: REFRAÇÕES IDENTITÁRIAS ENTRE ALUNOS
DE ENSINO MÉDIO E POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS
|
Julia Izabelle da Silva (UFG)
| |
LÍNGUA(GEM) E SOCIEDADE: RECORTES TEÓRICOS SOBRE LÍNGUA E CLASSE SOCIAL
|
Jozimar Luciovânio Bernardo (UFG)
Valdisnei Martins de Campos (UFG)
| |
DO ORAL PARA O ESCRITO: O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA
MATERNA
|
Monalisa Teixeira da Costa (UFC)
| |
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA - NA ESCOLA: PESQUISA E PRÁTICA
PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
|
Daniel Ribeiro Rego (F. FORTIUM)
Wilder Fernando Pereira (F. FORTIUM)
| |
A RECEPÇÃO DE MICHELINY VERUNSCHK NA SALA DE AULA
|
Claudine Faleiro Gill (UFG)
| |
ANÁLISE DO FOCO NARRATIVO NA CANÇÃO-CRÔNICA “QUANDO O SAMBA ACABOU”, DE NOEL
ROSA
|
Rafael Souza Simões (UFG)
| |
SALA 10 – FACULDADE DE LETRAS
|
A MULHER NO TROVADORISMO E NO ARCADISMO PORTUGUÊS
|
Élen da Costa Cardoso (FURG)
|
FERNANDO PESSOA SOB A ÓTICA EXISTENCIALISTA
|
FERNANDO PESSOA SOB A ÓTICA EXISTENCIALISTA
Gustavo Ewerson da Rocha Balbino (UFC)
| |
A CRÍTICA AO CAPITALISMO EM OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO
|
Rodrigo Machado (UFV)
| |
EM BUSCA DE UM FUTURISMO EM ÁLVARO DE CAMPOS
|
Gladson Fabiano de Andrade Sousa (UFMA)
Alexandre Carlos Silva Pereira (UFMA)
| |
CONSTRUINDO A MULHER, NOS LIVROS “NAS TUAS MÃOS”, DE INÊS PEDROSA E, “O VALE DA
PAIXÃO”, DE LÍDIA JORGE
|
Gláucia da Silva Cosme (UFPEL)
| |
AS SOMBRAS DE REIS BARBUDOS NAS SOMBRAS DA DITADURA
|
Maria Jacinta dos Santos Costa (UFRR)
Suraj Khemeraj (UFRR)
Simone dos Santos (UFRR)
| |
A PAIXÃO TRISTEZA EM “EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ” DE VINÍCIUS E JOBIM
|
Isadora Massad Giani Pinheiro (UFG)
| |
ESCRITA EM LIBERDADE: O FAZER METAFICCIONAL DE SILVIANO SANTIAGO
|
Luciene Araujo de Almeida (UFG)
| |
A ESCOLA COMO LOCAL DE ASSIMILAÇÃO: UM PARALELO ENTRE “A MENINA VITÓRIA”, DE
ARNALDO SANTOS, E “ON SEEING ENGLAND FOR THE FIRST TIME”, DE JAMAICA KINCAID
|
Paulo Roberto Olmedo dos Santos (FURG)
| |
SALA 11 – FACULDADE DE LETRAS
|
LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS E GÊNEROS TEXTUAIS: UM LEVANTAMENTO DOS GÊNEROS
PRESENTES NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA
|
Maria Letícia Martins Campos Ferreira (UFG)
|
LIVRO DIDÁTICO - QUANDO O NOME FAZ VALER
|
Priscila Sousa (UFSC)
Natássia Alano (UFSC)
| |
O ENSINO DE CULTURA E LÍNGUA INGLÊSA PARA TERCEIRA IDADE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
|
Lucas Araujo Chagas (UFU)
| |
REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE LETRAS ESPANHOL
|
Lucas Barbosa de Melo (UnB)
Adriana Machado de Oliveira (UnB)
| |
A RELAÇÃO APRENDIZ DE LE, INTERNET E APRENDIZADO AUTÔNOMO EM INGLÊS
INSTRUMENTAL
|
Patrícia Verônica Moreira (UFG)
| |
O USO DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LE
|
Yashmin Michelle Ribeiro de Araújo (UFC)
| |
POR UM APRENDIZADO AUTÔNOMO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
|
Diego Goulart Machado Silva (UFG)
| |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UM NOVO MODELO PARA O ENSINO DA LÍNGUA
|
Réginne Reggie Bentes Matos Queiroz (IFPA)
| |
LA LITERATURA COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL EN EL APRENDIZAJE DE E/LE
|
Daniele Mendonça de Paula Chaves (UFPA)
Cleissiane de Carvalho Araújo (UFPA)
| |
SALA 12 – FACULDADE DE LETRAS
|
ESCOLA, HOMOFOBIA E BULLYING: O QUE OS ESTUDOS QUEER TÊM A VER COM ISSO?
|
Ailton de Santana (UNEB)
|
O PROGRAMA PIBID E O NOVO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: APRENDIZADO E
EVOLUÇÃO
|
Ruan Carlos Teles de Araújo (UFS)
| |
ESMERALDA RIBEIRO E LIMA BARRETO: UM DIÁLOGO SEM SEGREDOS
|
Fabiana dos Santos Sousa (UFPI)
| |
CHAPEUZINHO VERMELHO?... EU JÁ OUVI ESTE CONTO!: A CONSTRUÇÃO DO JOGO SEDUTOR
ENTRE OS PERSONAGENS
|
Thereza Cristine Santos Costa (UFAL)
Adilane dos Santos Farias (UFAL)
| |
RÚTILO NADA: UMA LEITURA ERÓTICA
|
Alexandre Santos Ribeiro Coutinho (UFBA)
| |
A ALQUIMIA DA PALAVRA: YEATS, PESSOA E AS CIÊNCIAS OCULTAS
|
Anderson Amaral de Oliveira (UFSM)
| |
INCLUSÃO AO INVERSO
|
Denise Raquel Klein (UNINTER / FACINTER)
Lisnara Pra Zandonato (UFRGS)
Suzana de Fátima Fardin Berto (UNISC)
| |
INTERNET E LEITURA CRÍTICA DAS MÍDIAS PARA SURDOS
|
Fernanda Bonfim de Oliveira (UFG)
Jéssie Rezende Araújo (UFG)
Lira Matos Martins (UFG)
Thainã Miranda Oliveira (UFG)
| |
DIRETRIZES E EXTREMO NORTE: DIÁLOGOS DALCIDIANOS
|
Luciana Moraes dos Santos (UFPA)
| |
SALA 13 – FACULDADE DE LETRAS
|
A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA
|
Patricia Viviane Santos Flexa (IFPA)
|
UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HEDÔNICA
|
Wellington Freire Machado (FURG)
| |
UM PENSAR SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE CURSO BASEADO EM TAREFAS
INSERIDO NO TEMA “CULTURA AFRICANA” PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Lidiana Rocha Amaral (UFU)
| |
O RESGATE DO IMAGINÁRIO POPULAR DA CIDADE DE BARREIRAS/BAHIA NOS CORDÉIS DE
PAULO HOLANDA
|
Ana Erica Reis da Silva (UNEB/UFG)
| |
TRANSGRESSÃO FEMININA E REPRODUÇÃO DE DISCURSOS NO CONTO "RESPOSTA", DE
HELENA PARENTE CUNHA
|
Arlete Miranda Amâncio (UNEB)
Ailton de Santana (UNEB)
Claudenir dos Santos Costa (UNEB)
| |
A OBRA DE CAMPOS DE CARVALHO E ATUALIDADE DA CRÍTICA LITERÁRIA
|
Wanessa Damasceno Moreira (UFG)
| |
CINEMA E LITERATURA: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA
|
Lemuel da Cruz Gandara (UFG)
| |
DENÚNCIA SOCIAL EM “A SELVA” E “TRÊS CASAS E UM RIO”
|
Raiza Wallace Guimarães da Rocha (IFPA)
| |
ANALISE CRÍTICA DA PERSONAGEM ANA DAVENGA, CONTO HOMÔNIMO DE CONCEIÇÃO
EVARISTO
|
Ana Ximenes Gomes de Oliveira (UFPB)
Mônica Rafaella Gonçalves de Andrade (UFPB)
Simeia de Castro Ferreira Neves (UFPB)
| |
SALA 17 – FACULDADE DE LETRAS
|
O ESTUDO COMPARADO ENTRE CANTIGAS MEDIEVAIS E CORDÉIS
|
Ana Paula Santos Sarmanho (IFPA)
Brenda Tuany Pacheco Dias (IFPA)
Samantha dos Santos Mendes (IFPA)
|
TRÊS IMAGENS DE MARIA E O PAPEL SUBVERSIVO DO GÊNERO NO SAGRADO NAS OBRAS DE
MARINA COLASANTI E JOSÉ SARAMAGO
|
Ana Beatriz Peres de Sousa (UFG)
| |
PERCURSO DO SUJEITO LÍRICO NA TRADIÇÃO POÉTICA OCIDENTAL: IDADE MÉDIA
|
Gabriella Batista Neves Martins (UFG)
| |
A DESCONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS BÍBLICOS EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS
CRISTO
|
Matheus Silva Vieira (UFC)
| |
A MODALIZAÇÃO DO ESTILO ÉPICO: POR OS LUSIADAS, DE CAMÕES, E PELAINVENÇÃO DO MAR
DE GERARDO MELLO MOURÃO
|
Pedro Henrique Andrade de Faria (UFG)
| |
A MULHER NA SOCIEDADE, O DESEJO E A INTERDIÇÃO NA OBRA ''A CARNE'', DE JULIO RIBEIRO
|
Kayre Cristiny Carvalho Magalhães (UESPI)
Edilson Lima Ribeiro (UESPI)
| |
VIVER É SOFRER: UMA LEITURA EXISTENCIALISTA DE “CÁRCERE DAS ALMAS”, DE CRUZ E
SOUSA
|
Saulo Lopes de Sousa (UEMA)
| |
O PHÁRMAKON DA LITERATURA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ESCRITOR NOS DIÁRIOS DE
KATHERINE MANSFIELD
|
João Gonçalves F. Christófaro Silva (UFMG)
| |
A PRESENÇA DO ÉPICO E A CONSTRUÇÃO DO BRASIL EM MARTIM CERERÊ
|
Jackson da Silva Diniz (UFG)
| |
SALA 20 – FACULDADE DE LETRAS
|
ENTRE O PENSAMENTO E A AÇÃO: COGNIÇÕES DE APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA
ESTRANGEIRA
|
Cristiane Manzan Perine (ILEEL/UFU)
|
ENSINO DE INGLÊS, ESCOLA PÚBLICA E A WEB: TECENDO NOVAS REDES DE APRENDIZAGEM
|
Silvana Laurenço Lima (UFG)
| |
PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA RELAÇÃO DE PODER
|
Witallo da Cruz Fontineles (UFC)
| |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SOLUÇÕES
|
Moisés Santos Silva (UNEB)
| |
PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO PROJETO DE EXTENSÃO
ENTRETEXTOS
|
Camila Nascimento Lima Silva (UFMA)
Luanna Raquel Ferreira Costa (UFMA)
Sâmia Cristina Martins Silva (UEMA/UFMA)
| |
OS QUADRINHOS: UM GÊNERO QUE FAZ HISTÓRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
Vanessa Raquel da C. Furtado (UFPI/UESPI)
| |
MESA DE DISCUSSÃO ACADÊMICA:
| ||
SALA 22 – FACULDADE DE LETRAS
|
FILOSOFIA, ARTE E HISTÓRIA: AS INFLUÊNCIAS DO ROMANTISMO ALEMÃO
|
Cleyton de Sousa Braga (UEMA/UFMA)
Edilson Vilaço de Lima (UFMA)
Thierry Victor França Castelo Branco. (UFMA)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário